• Eduardo Veloso

Annual Sales Report

#Missao5

Concluindo a primeira fase do #BootcampPowerBi com a entrega da quinta missão. Tem sido um programa de muito aprendizado e hands-on. Com muito orgulho concluo mais essa etapa.

Para a construção desse dashboard, foram fornecidas uma base de devoluções e três bases de vendas, uma contendo dados dos anos 2010 e 2011, mais duas tabelas contendo dados de 2012 e 2013, separadamente.

O primeiro passo foi criar um parâmetro contendo o caminho dos arquivos (passo importante para manutenção futura - integração com o banco de dados do cliente) e em seguida uma área de Staging para que todo processamento de dados durante o processo de extração fosse otimizado, garantindo facilidade de manutenção. A partir dessa área de Staging as consultas foram criadas seguindo assim com o tratamento das informações, afim de "desnormalizar" a tabela e construir um modelo Star Schema.

Após a modelagem concluída, partimos para a criação das medidas em DAX respeitando e atendendo as regras de negócio. As medidas criadas foram utilizadas na construção de visuais não padrão do Power Bi, conforme o gráfico "Gross Sales by Month". Nesse gráfico é possível notar a consolidação de Gross Sales ao mesmo tempo que a mensalização foi plotada. Esse visual não é nativo do Power Bi e mostra como a linguagem DAX é tão poderosa.

Vídeo navegação do dashboard publicado


Dashboard publicado no Power Bi Service





21 visualizações
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Ícone